Diferença entre produção

do chopp e da cerveja

O chopp e a cerveja têm os mesmos elementos: água, malte, fermento e lúpulo. A diferença é que a cerveja é pasteurizada, isto é, aquecida a 60 graus centígrados e, em seguida, esfriada, o que garante à bebida um prazo de validade maior. Enquanto a vida útil do chopp é de cerca de quinze dias, a cerveja pode ser armazenada por até 120 dias.

O malte e outros elementos são moídos, em seguida aquecidos, para facilitar sua dissolução, As enzimas do malte ajudam a transformar o amido em açúcar e, a partir daí, começa a filtragem, para separar restos de cascas de malte, e é feita a adição de lúpulo. Este processo produz o mosto, que é fervido para maior dissolução do lúpulo e esterilização.

O mosto é resfriado, recebe fermento e é acondicionado em grandes tanques, onde o processo de fermentação vai transformar o açúcar do mosto em álcool e gás carbônico, é esta etapa a responsável pelo gosto e aroma finais da bebida. É preciso monitorar com atenção a temperatura dos tanques.

A etapa seguinte é a da maturação. O chopp é esfriado a zero grau centígrado e o fermento separado por decantação. Neste momento substâncias indesejadas são retiradas e ocorre a chamada fermentação secundária, isto é, o açúcar residual é consumido pelas células de fermento. Esse processo varia de acordo com cada cervejaria, podendo durar de 6 a 30 dias. A partir daí, a cerveja está praticamente pronta. Ocorre então a fase denominada filtração, quando resíduos do fermento e outras substâncias são eliminadas. Neta fase o sabor da bebida não é alterado, apenas sua coloração. Por fim, a última etapa, o envasamento, em barris no caso do chopp e em garrafas e latas no da cerveja.

Venha ao Triangulo ou entre em contato para

tirar dúvidas e saber valores

Av. Dr. Francisco Junqueira, 1472 Ribeirão Preto
Ligar (16) 3941-5050
contato@postotriangulo.com.br